sábado, 2 de junho de 2007

Tarefa 24

Iniciando essa avaliação não posso deixar de pensar em minha caminhada. No final do mês fará um ano que iniciei o meu primeiro blog, Caminhos
O primeiro comentário que recebi foi da professora Suzana, dizia: "boa sorte e muita alegria na caminhada.abraço,Suzana" http://www.gutierrez.pro.br/
O segundo comentário foi da Professora Iris:
"Olá, BernadeteTrabalhar em grupo é trabalhoso, não é mesmo? No entanto, isso faz e fará parte de nossas rotinas: trabalhar com alunos, trabalhar com grupos de professores, direção, Secretarias e assim vai...Teu desejo de aprender a fazer vídeos, não está fora de questão, pois podes encontrar um modo de usá-los para enriquecer o projeto que vais desenvolver. Nem sempre, saber fazer é compreender, mas isso vamos discutir ao longo do curso.Abra@os e bom trabalho, Iris "
Penso que preciso deixar registrada nessa avaliação o que sinto em relação a essa disciplina que chega ao seu final,um misto de melancolia, tristeza, alegria, reconhecimento, gratidão, amizade e respeito. Tristeza por saber que não terei mais o acompanhamento de minhas professoras de minhas colegas, colegas de todo a parte do estado que conheci aqui, com o uso desse ambiente virtual que mesmo sem contato físico nenhum nos deixa tão próximas.
Essa aproximação que é feita através de comentários, das leituras dos post, como os primeiros que tive e que deixaram-me a certeza de poder contar sempre, de saber que bastava um pedido, uma solicitação e a resposta, o apoio, a cooperação viria.
Meu "Caminhos" nunca ficou parado, construí um conhecimento, que me oportunizou a estabelecer outras relações. Quando trabalhei no NTE o usava como Apoio Pedagógico, agora que estou em uma escola com os projetos de meus alunos.
O meu Blog do PROA17, também não ficará parado. Foi na sua construção que efetivamente aprendi. Foi nas solicitações e tarefas dessa disciplinas que consegui por exemplo, fazer um blog com a nova versão, embora prefira a versão antiga.
Na semana passada, minhas alunas da Oficina de Ciências Exatas do Magistério, criaram um blog, na nova versão, eu pensei: "Que máximo a Professora Suzana, ter solicitado essa tarefa." Confesso que na hora fiz a contra gosto, pensando que nunca iria usá-lo. Estou "pronta" para usá-lo pois conforme a Professora Iris comentou, todos os blogs migrarão para esta
No início do curso, logo que voltamos de POA da parte presencial eu queria muito um lugar para publicar "minhas produções", não sabia nada de wiki, nem tampouco de blog, criei um site, Minha Página.
Nela fiz meus primeiros mapas concentuais, pareciam uns cachos de uva.
Fui aprendendo a usar wiki, em toda minha construção tive o apoio da Professora Iris. Ficava muitas noites até muito tarde, estudando código HTML aqueles estranhos códigos, que com uma "vacilada" transformava tudo, mas estava feliz, sempre fui muito curiosa e não me conformava em não saber.
Aos poucos fui descobrindo a wiki e com ela abandonei Minha Página, pois tornava-se muito mais difícil a publicação. O que eu queria ter colocado nela está aqui em Meu curso, só faltando o PROA17.
Nessa oficina de 6 semanas, aprendi muito, entre essas aprendizagens saliento:
No blog da Lisandra , me chamou a atenção as fotos capturadas pelo Print Screen, eram muito mais nítidas que as que eu editava no photoshop, ela me ensinou que podemos recortar pelo PowerPoint. Muito bom.
Na semana passada, foi solicitada uma tarefa postada por e-mail, eu rapidamente fiz, recebi um alerta da Professora Suzana, "qual tarefa fizeste?" eu olhei e escolhi o SlideShare, também a contra gosto, pensei": "Já que é para fazer vou colocar umas fotos que tenho e pronto". Quando vi a extensão foi que percebi que era publicação de apresentação em PowerPoint, extesão pps e ppt.
Algo que eu estava querendo aprender desde o início do curso. Havia tentado, mas olhem o jeito que ficava, Apresentação em PowerPoint. Obrigada Professora Suzana, devo a ti mais essa.

Quero agradecer as colegas do meu grupo Mapas On-line, pelo companheirismo, pela participação e pela paciência que tiveram e estão tendo na nossa construção. Agora falta um agradecimento especial,

embora não conheça a Professora Mara, sei que é a de verde, gostaria de dizer a vocês três que , não houve em minha vida um momento de aprendizagem tão significativa quanto a que tive nesse oficina, por isso, a gratidão , o respeito , o agradecimento e, agora, saudades.

3 comentários:

Lis@ Beutler disse...

Obrigada pela lembrança, colega. Bom demais poder aprender e ensinar... é uma pena não termos tempo para realmente fazer as trocas que gostaríamos.
Grande abraço e muito sucesso em tua caminhada, que tem se renovado a cada dia.

Suzana Gutierrez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzana Gutierrez disse...

Oi Bernardete

(exclui o comentário anterior, porque, no embalo, te chamei de Neuza, blog que eu estava visitando antes do teu :))

Obrigada pelas palavras :)

Fico feliz por ver o quanto aprendeste. Este hipertexto linkando aquilo que já produizistes é a prova maior disso tudo.
Vocês agora são uma rede e podem seguir juntas se linkando sempre (olha a Lisandra aí para comprovar a eficiência dos "Links para Esta postagem" e do Bloglines).
Na rede, não se avança sozinha, pelo menos não se avança o que poderia se avançar :)

Ah, e não fique triste, nos acrescente no teu bloglines :)
abraço e mantenha os blogs funcionando. Este aqui poderia virar um grande laboratório, não?

abraço!