domingo, 27 de maio de 2007

Tarefa 17/18- Versão Inicial dos grupos

Estou voltando agora a falar sobre os blogs colaborativos, mais especificamente sobre a "versão inicial" de cada grupo.
Conheço um pouco ,GoogleDocs, são muitas as possibilidades, como o grupo está pesquisando e postando. Gostei, especialmente do tutorial sobre o Google Docs, feito com figuras muito nítidas, recortadas no PowerPoint.Quanto a versão inicial do trabalho a Lisandra está tentando construir. Vamos aguardar, trabalho tem sido intenso e concordo com ela que não é fácil estar em dia.
No Blog sobre youtube a " versão inicial" , julgo muito completa, não há como ler e não ficar sabendo como hospedar um vídeo o youtube, de como colocá-lo no seu blog ou em outro aplicativo, todos os procedimentos estão em forma de tutorial, "passo a passo". Tenho alguns vídeos hospedados no youtube e teria sido de grande valia para mim ter lido esse trabalho antes de todas as "mil tentativas" que fiz até conseguir hospedar o primeiro.
Flogs. Eu havia feito uma visita na semana passada, deixado comentário. Penso ser, de todos os que visitei até agora, o que melhor contempla a proposta de "versão inicial" . Considero completa, há uma vasta teoria sobre uso de blogs e flogs, colocada com clareza e de fácil leitura.
Descobri nesse trabalho algo que queria colocar no nosso grupo sobre Mapas a respeito de quando havia iniciado a conversão de imagens de analógicas para digitais. Vou colocar o parágrafo que segue no nosso trabalho, destacando a autoria do grupo. " As experiências pioneiras de conversão sinais analógicos em sinais digitais foram realizadas durante os anos 60. Na década seguinte, o primeiro modelo de câmera eletrônica foi patenteado. Nos anos 90 as primeiras câmeras digitais chegaram ao mercado dando inicio a uma nova era da fotografia."
Destaco também, o seguinte:"Para Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem oder de aprender”. Criando um Blog ou Flog, o aluno torna-se autor de suas idéias, responsável pelas suas publicações, buscando sempre o novo, o inédito. A criatividade está embutida na busca da atenção dos outros, interagindo com novos sujeitos ele vai construindo sua identidade com prazer e se inserindo em novos contextos sociais."
No blog sobre Orkut o grupo sabe do que está falando, há descrição da ferramenta, histórico sobre ela, como é usado, discussão ampla sobre o objeto. A versão inicial está sendo construída pelo grupo.
Em postagem anterior, relatei o que observei sobre o trabalho do grupo. Penso ser a versão inicial muito longa, mas acredito completa. As integrantes do grupo escreveram que a conclusão
está em construção, naturalmente por ser versão inicial. Confesso que não li tudo , mas tenho certeza que tenho ali um material rico para compreender como usar o Del.icios Sendo um recurso que socializa links é de grande valia para todos nós.

Nenhum comentário: