segunda-feira, 28 de maio de 2007

Tarefa 22- por e-mail

Aqui está minha atividade postada por e-mail.
Não conhecia o Slide Share, fiz minha conta e tentei fazer download de figuras com extensão jpg. Percebi então, que deveria ser apresentações com extensões pps ou ppt. No meu computador tenho uma apresentação do Congresso Internacional sobre Formação de Professor e Prática Pedagógica. Fiz com ela. Está editada no modelo, aqui nesse blog. Assim , estou aprendendo a usar mais uma ferramenta. Trabalhei muito pouco com PowerPoint, muitas vezes pensava em como publicá-lo. Agora já conheço o caminho.

domingo, 27 de maio de 2007

Complementando a tarefa-22

Não conhecia o Slide Share, fiz minha conta e tentei fazer download de figuras com extensão jpg. Percebi então, que deveria ser apresentações com extensões pps ou ppt. No meu computador tenho uma apresentação do Congresso Internacional sobre Formação de Professor e Prática Pedagógica. Fiz com ela. Está editada no modelo, aqui nesse blog. Assim , estou aprendendo a usar mais uma ferramenta. Trabalhei muito pouco com PowerPoint, muitas vezes pensava em como publicá-lo. Agora já conheço o caminho.

Tarefa 17/18- Versão Inicial dos grupos

Estou voltando agora a falar sobre os blogs colaborativos, mais especificamente sobre a "versão inicial" de cada grupo.
Conheço um pouco ,GoogleDocs, são muitas as possibilidades, como o grupo está pesquisando e postando. Gostei, especialmente do tutorial sobre o Google Docs, feito com figuras muito nítidas, recortadas no PowerPoint.Quanto a versão inicial do trabalho a Lisandra está tentando construir. Vamos aguardar, trabalho tem sido intenso e concordo com ela que não é fácil estar em dia.
No Blog sobre youtube a " versão inicial" , julgo muito completa, não há como ler e não ficar sabendo como hospedar um vídeo o youtube, de como colocá-lo no seu blog ou em outro aplicativo, todos os procedimentos estão em forma de tutorial, "passo a passo". Tenho alguns vídeos hospedados no youtube e teria sido de grande valia para mim ter lido esse trabalho antes de todas as "mil tentativas" que fiz até conseguir hospedar o primeiro.
Flogs. Eu havia feito uma visita na semana passada, deixado comentário. Penso ser, de todos os que visitei até agora, o que melhor contempla a proposta de "versão inicial" . Considero completa, há uma vasta teoria sobre uso de blogs e flogs, colocada com clareza e de fácil leitura.
Descobri nesse trabalho algo que queria colocar no nosso grupo sobre Mapas a respeito de quando havia iniciado a conversão de imagens de analógicas para digitais. Vou colocar o parágrafo que segue no nosso trabalho, destacando a autoria do grupo. " As experiências pioneiras de conversão sinais analógicos em sinais digitais foram realizadas durante os anos 60. Na década seguinte, o primeiro modelo de câmera eletrônica foi patenteado. Nos anos 90 as primeiras câmeras digitais chegaram ao mercado dando inicio a uma nova era da fotografia."
Destaco também, o seguinte:"Para Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem oder de aprender”. Criando um Blog ou Flog, o aluno torna-se autor de suas idéias, responsável pelas suas publicações, buscando sempre o novo, o inédito. A criatividade está embutida na busca da atenção dos outros, interagindo com novos sujeitos ele vai construindo sua identidade com prazer e se inserindo em novos contextos sociais."
No blog sobre Orkut o grupo sabe do que está falando, há descrição da ferramenta, histórico sobre ela, como é usado, discussão ampla sobre o objeto. A versão inicial está sendo construída pelo grupo.
Em postagem anterior, relatei o que observei sobre o trabalho do grupo. Penso ser a versão inicial muito longa, mas acredito completa. As integrantes do grupo escreveram que a conclusão
está em construção, naturalmente por ser versão inicial. Confesso que não li tudo , mas tenho certeza que tenho ali um material rico para compreender como usar o Del.icios Sendo um recurso que socializa links é de grande valia para todos nós.

sábado, 26 de maio de 2007

Tarefa 17/21

Tarefa 21, comentar os blogs de quatro colegas, descrevendo-os, comentado-os.
Nesse momento penso em um texto do livro de Thomas Kesselring(pág:63 )que diz:
A obra de Piaget reúne dois aspectos: " Por um lado, uma teoria intelectual construída em alto grau e refinamento; por outro lado, a observação arguta e co-participante da vida mental. Piaget delineara uma imagem do homem como ser criativo e inventivo, que se desenvolve, não enquanto pensa e reflete, mas enquanto age e se engaja."
Penso em blog como criação, invenção, é uma construção, que fundamentalmente necessita de ação, de ir apropriando-se de cada ambiente, de cada ferramenta, de interação e de cooperação.

É tarefa difícil pois não sabemos exatamente o "momento" de construção em que a colega está. Como preciso fazer o relatório hoje , analisaremos esse, ou seja, hoje, dia 26/05/07.


Vou iniciar pelo Blog da Andréia. O blog da colega está "parado", até hoje há somente uma postagem e vários comentários de colegas. Eu comentei duas vezes mas não obtive resposta. A semana passada quando fiz uma visita não havia um vídeo sobre motivação que agora há. Foi a única mudança que percebi, sendo assim minha tarefa fica prejudicada.


No Blog da Adriane as postagens estão sendo feitas regularmente, sabendo usar textos e imagens demonstrando ser uma pessoa criativa .Penso que irá progredir em sua construção, pois há uma disposição para trabalhar com blog, penso que logo já estará usando alguma ferramenta o que iria valorizar significativamente seu blog.


Blog da Helenita

, a colega Helenita usa algumas ferramentas como: música, mural de recados e link para outro blogs, em destaque o blog do "amor dela", o que é muito original. Quanto as postagens são muito ricas com tarefas bem feitas e em dia.Tenho certeza que também logo que possa irá usar alguma ferramenta que, penso, iria valorizar seu trabalho.

Considero o Blog da Gelsi, "parado" há poucas postagens, não usou nenhuma ferramenta até agora, a exemplo do blog da colega Andréia. Não há o que comentar.

O que valorizo, ou melhor o que há em um blog que faz com eu tenha vontade de lê-lo de explorá-lo? Gosto de imagens, uma imagem diz muitas vezes mais que o texto, o texto, para mim deve ser o mais objetivo possível nos levando para outro e ali continuar o assunto, através de links.Textos que nos tragam conhecimento sobre algo. Considero importante a alteração no modelo, principalmente no aspecto de links que nos convide a visitá-los, o uso de ferramenta na barra lateral, em destaque, bem como o uso de imagens, editadas no modelo.


sexta-feira, 25 de maio de 2007

Tarefa17/18

Visitei quatro blog colaborativos, em todos percebi o esforço para estar em dia com as atividades. Particularmente tenho dedicado-me exclusivamente a oficina de blog deixando de lado todas as demais atividades, inclusive as particulares. Estou preocupada com meu TCC, não consigo mais pensar sobre ele , nem mesmo, dedicar-me a leitura de livros que além de gostar , preciso para a conclusão do curso.
Bem, vamos a tarefa, que não está completa mas é um início.

Os blogs visitados e comentados foram: Orkut, Del.icio.us, Google Docs e You Tube

No blog sobre Orkut, percebi que sabem do que estão falando, há descrição da ferramenta, histórico sobre ela, como é usado, discussão ampla sobre o objeto.

No Del.ici.os gostei da explicação sobre tags, embora não esteja completa mas é totalmente compreensível.
Poderiam usar alguma ferramenta nas explicações.O relatório inicial está excelente, pois contempla todos os tópicos solicitados

Conheço um pouco o Google Docs, são muitas as possibilidades, como o grupo está pesquisando e postando. Gostei, especialmente do tutorial sobre o Google Docs, feito com figuras muito nítidas, recortadas no PowerPoint. Penso que seria interessante destacar esse tutorial na barra lateral.
No Blog sobre You Tube há uma versão inicial do trabalho que julgo muito completa, penso que poderiam usar vídeos na barra lateral.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Tarefa 17/22

Aqui está uma postagem feita por e-mail. Penso ser muito fácil e também útil. Eu não conhecia.

sábado, 19 de maio de 2007

Tarefa 16

Relatório do grupo Mapas.

Nesse momento em que penso em trabalho de grupo, à distância, cooperação em ambientes virtuais não poderia deixar de lembrar do texto da Professora Mônica Estrázulas que diz:

Pode-se perguntar, então, se no caso das interações virtuais mediadas pelas tecnologias de comunicação a distância, há chance de uma simples troca de idéias se transformar em uma cooperação real de pensamento? E ainda, quando as interações entre os indivíduos ocorrem a distância, como realizar trocas cooperativas na ação?
Numa troca qualquer entre indivíduos, duas condições precisam ser satisfeitas para que exista o que se denomina equilíbrio na troca qualitativa:
a) uma escala comum de valores
b) a equivalência entre todos os valores acordados, que se traduz na conservação dos acordos e na reciprocidade de pensamento.
Como reconhecer a presença de uma escala comum de valores. Sabe-se que há uma escala comum de valores nas trocas interindividuais quando as iniciativas de um são avaliadas pelo outro e geram obrigações comparáveis aos valores virtuais gerados por aquela avaliação. Essa escala comum pode ser observada quando os indivíduos comunicam seus julgamentos e raciocínios. Nesse caso, o emprego de uma linguagem comum lhes permite reconhecer o sentido das palavras empregadas e, com isso, pode haver o compartilhamento de um conjunto de proposições consideradas fundamentais para a discussão das idéias.
A presença da conservação dos acordos é observada quando os indivíduos levam em consideração o que admitiram ou disseram pois, devido a uma regulação essencial do raciocínio, a não-contradição reflete-se como consequência direta da reversibilidade de pensamento.
Um conjunto de trocas forma um sistema de operações recíprocas quando se observa a conservação de acordos nos dois sentidos das interações entre dois indivíduos, ou seja, quando ambos tomam iniciativas que são avaliadas mutuamente
.

É exatamente o que estou "vivenciando" ao trabalhar com esse grupo. Estamos realizando trocas cooperativas porque através de nossas postagens e comentários, fazemos ajustes em nossas ações e nas dos colegas. As que estão participando sentem-se comprometidos com a execução das tarefas.
Todas as colegas aderiram prontamente, porém no transcorrer da semana houve a participação mais efetiva da Elaine e da Márcia. A colega Vera participou com comentários e hoje com duas postagens . A Aline com um comentário. A colega Lenir participou hoje colocando o endereço de seu blog na barra lateral.

Conseguimos selecionar 10 sites para a pesquisa, o resultado até agora é muito bom. Se cada uma de nós nos dedicarmos a dois deles, nosso trabalho , julgo, estará perfeito.

Tarefas 20

Iniciei o acompanhamento dos blogs de minhas colegas Helenita, Gelsi, Andréia e Adriane, ontem dia,18/05.
Como preciso dar andamento no comentário sobre os seus blogs, vou iniciar dizendo que o blog da Helenita é muito bem feito, todas as tarefas executadas com muita dedicação, saliento a construção do CMAP sobre o uso de protocolos.
O blog da Andréia está "parado", por um ou, por vários motivos há somente uma postagem, a apresentação.
O mesmo ocorre com o blog da Gelsi. Mas vou "olhar" novamente terça feira, tomara que tenha algo mais , mudo aqui na minha postagem, em momento algum quero prejudicá-las.
Quanto ao blog da Adriane parece-me bem mais adiantado, usa mais recursos como fotos , há várias postagens. A tarefa continua, há tempo para colocar em dia todas as tarefas solicitadas.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Grupo Mapas- Tarefa 13 e 14

Lastimo não ter mais tempo para fazer tudo o que gostaria, estou adorando trabalhar com o meu grupo. Precisaríamos ter somente essa oficina para podermos nos dedicar mais. Minha colegas: Lenir, Aline, Elaine, Marcia já estão trabalhando. Fiz contato com todas e imediatamente respoderam. Estão todas cadastradas , pesquisando e interagindo através do blog e por e-mail.

Também fiz a visita inicial para posterior avaliação nos blogs de minhas colegas: Helenita, Gelsi. Andréia e Adriane

domingo, 13 de maio de 2007

Tarefa 12

Adoro paisagens, essa é em homenagem aos Dia das Mães, para todas nós que de alguma forma somos mães na maior parte do tempo.
Parabéns a todas.
Penso que fiz todas as tarefas, blog de testes, estou usando a nova versão, mudei a cor da Nave Bar (tarefa 10), as cores das fontes a cor do fundo e criei links.
Penso que foi muito interessante pois os meus blogs criava na versão antiga.
Quanto a tarefa que fiz parcialmente, (tarefa 2) ,concordo plenamente , estou tentando recuperá-la aos poucos. Nos links do meu blog de testes estão os sites que estou visitando.
Fui visitar o Blog Palavra Aberta, deixei recado falando sobre o assunto que estão trabalhando, Aquecimento Global. Destaco nesse blog a produção dos alunos a exemplo do blog da Marli.
Meu objetivo maior a curto prazo é colocar vídeo no modelo novo, (blog de teste), até consegui, o problema é que aparecem outros que possuem o mesmo nome ou parte do nome, como o vídeo que quero está hospedado em dois lugares, ele aparece duas vezes.
Vou mudar o nome do vídeo no site que está hospedado então ele aparecerá uma vez só. Vou tentar. Depois volto para contar.
Voltei, consegui, foi por tentativas. Fica diferente pois ele não abre na barra lateral . Confiram.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Blog para Testes

Os blogs que criei foram pelo modelo antigo, criei o blog para testes pelo layout novo. Vou tentar. Endereço:http://blogdetestebernardete.blogspot.com/
Como disse a Professora Suzana trabalhar com blogs é também "brincar" eu acrescentaria, é descobrir, é inventar é deixar que nosso lado "artístico" ou melhor criativo, fica mais leve,venha a tona. Eu ficaria um dia inteiro "brincando". Gostei do modelo novo, já estou aprendendo. Consegui colocar uma "foto", que gosto, ela é especial para mim.
O ano passado ganhei de presente de aniversário participar do Congresso Internacional de Formação Pedagógica em POA. Esta foto tirei lá ao lado do Professor Rubem Alves. Querem ver? Professor Rubem Alves e eu

Isso tudo somente é possível porque estou fazendo esse curso que oportuniza-me a cada dia conhecer mais sobre uso de publicação. Estou devendo visitas, cada link que faço no blog de teste é um site que sempre visito e outros que estou descobrindo.

domingo, 6 de maio de 2007

Definições do Blog

O que foi alterado na Configuração de meu blog

1ª) Exibir o link enviar por e-mail essa postagem.

2ª) Converter quebras de linha, salvei (não). A cada "enter" pulava uma linha e não adiantava mexer no código. Penso que era a configuração. Ainda não sei com certeza.

3ª) Endereço de e-mail para notificação de comentários. Cada comentário que for postado receberei um e-mail avisando.

Penso que terminie minha segunda semana, até a próxima, com a promessa que a cada postagem coloco um site visitado.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Tarefas Segunda Semana

Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem on-line

Entendi agora que:
feed é um arquivo de extensão xml, rss ou rdf que armazena a notícia ou um resumo dela, para divulgação na Internet. Que essas extensões são usadas além da Internet, em telefones celulares, e-mails e até vídeos, o que não acontece com a linguagem HTML que é só Internet.É preciso instalar um aplicativo especial para receber e-mail na extensão XML.
Não conheço: Sharpraderl, Tramse, Como receber notícias via rss em telefone móvel.
Do texto saliento: "Nós educadores, alunos e professores, construímos, ao longo das nossas práticas, textos, reflexões, apresentações, palestras, imagens, etc. - trabalhos de todos os tipos que, na maioria dos casos, ficam empoeirado numa pasta ou esquecidos num arquivo no computador.Saber isolado, inativo, morto."
Há quinze dias atrás, preocupava-me de que forma poderia acompanhar os trabalhos de minhas alunas, a única forma era linkar os endereços no meu Blog. Agora vejo muito mais e muitas possibilidades abriram-se, além de poder acompanhar, posso enviar o endereço de minha lista publicada, dessa forma todas as pessoas envolvidas nessa construção terão a mesma oportunidade. http://www.bloglines.com/public/bernardete

Estava e ainda estou devendo visitas a weblogs. Iniciei pelo Argumento, revista eletrônica construída e ligada ao TRAMSE, que também visitei.TRAMSE
Faz oito meses que estou aprendendo a usar blogs, no início minha "procura" era mais no sentido de aprender usar ferramentas, algumas já consigo.
Agora, meu interesse é de tornar meu blog um espaço de intereção, de produção. Por isso penso que é preciso um tempo maior para que possamos ler com atenção e refletir sobre cada produção que encontrarmos. O mais importante é que assim, estamos conhecendo que "eles" existem. Já é outro passo em nossa (re)construção.
Finalisando as tarefas fiz meu cadastro no del.icio.us: http://del.icio.us/bernardete
Uma ferramenta que socializa links. Eu não imaginava que existia, como já salientei sempre quis ter um local onde de forma prática eu entrasse em todos os meus links favoritos. Usava o meu blog "caminhos" para editá-los no modelo. Cadatrei-me agora, durante a semana vou fazer os links de uma forma muito mais prática.
Adoro esse trabalho com blogs, entro aqui e esqueço de outras tarefa que preciso fazer.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Agregar


Algo que preocupava-me era exatamente como fazer para acompanhar o trabalho de minhas alunas.Estou encantada como o recurso do Bloglines.

Como o trabalho com elas está começando, alguns grupos ainda não criaram suas wikis mas já consegui "agregar" algumas. Muito bom.


http://www.bloglines.com/public/bernardete