sexta-feira, 4 de maio de 2007

Tarefas Segunda Semana

Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem on-line

Entendi agora que:
feed é um arquivo de extensão xml, rss ou rdf que armazena a notícia ou um resumo dela, para divulgação na Internet. Que essas extensões são usadas além da Internet, em telefones celulares, e-mails e até vídeos, o que não acontece com a linguagem HTML que é só Internet.É preciso instalar um aplicativo especial para receber e-mail na extensão XML.
Não conheço: Sharpraderl, Tramse, Como receber notícias via rss em telefone móvel.
Do texto saliento: "Nós educadores, alunos e professores, construímos, ao longo das nossas práticas, textos, reflexões, apresentações, palestras, imagens, etc. - trabalhos de todos os tipos que, na maioria dos casos, ficam empoeirado numa pasta ou esquecidos num arquivo no computador.Saber isolado, inativo, morto."
Há quinze dias atrás, preocupava-me de que forma poderia acompanhar os trabalhos de minhas alunas, a única forma era linkar os endereços no meu Blog. Agora vejo muito mais e muitas possibilidades abriram-se, além de poder acompanhar, posso enviar o endereço de minha lista publicada, dessa forma todas as pessoas envolvidas nessa construção terão a mesma oportunidade. http://www.bloglines.com/public/bernardete

Estava e ainda estou devendo visitas a weblogs. Iniciei pelo Argumento, revista eletrônica construída e ligada ao TRAMSE, que também visitei.TRAMSE
Faz oito meses que estou aprendendo a usar blogs, no início minha "procura" era mais no sentido de aprender usar ferramentas, algumas já consigo.
Agora, meu interesse é de tornar meu blog um espaço de intereção, de produção. Por isso penso que é preciso um tempo maior para que possamos ler com atenção e refletir sobre cada produção que encontrarmos. O mais importante é que assim, estamos conhecendo que "eles" existem. Já é outro passo em nossa (re)construção.
Finalisando as tarefas fiz meu cadastro no del.icio.us: http://del.icio.us/bernardete
Uma ferramenta que socializa links. Eu não imaginava que existia, como já salientei sempre quis ter um local onde de forma prática eu entrasse em todos os meus links favoritos. Usava o meu blog "caminhos" para editá-los no modelo. Cadatrei-me agora, durante a semana vou fazer os links de uma forma muito mais prática.
Adoro esse trabalho com blogs, entro aqui e esqueço de outras tarefa que preciso fazer.

3 comentários:

Mara disse...

Bernardete: TRAMSE-sigla do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (http://www.ufrgs.br/tramse/), uma comunidade de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.
Mara N Silva

Maristela disse...

Oi colega. Esse seu blog está muito bom. Bem informativo, com muito trabalho produzido. Parabéns pelas produções.

Suzana Gutierrez disse...

Para ler rss no telefone móvel basta que ele tenha acesso a web. Dá uma olhada lá na página de entrada do bloglines que explica :)
abraço!