sábado, 19 de maio de 2007

Tarefa 16

Relatório do grupo Mapas.

Nesse momento em que penso em trabalho de grupo, à distância, cooperação em ambientes virtuais não poderia deixar de lembrar do texto da Professora Mônica Estrázulas que diz:

Pode-se perguntar, então, se no caso das interações virtuais mediadas pelas tecnologias de comunicação a distância, há chance de uma simples troca de idéias se transformar em uma cooperação real de pensamento? E ainda, quando as interações entre os indivíduos ocorrem a distância, como realizar trocas cooperativas na ação?
Numa troca qualquer entre indivíduos, duas condições precisam ser satisfeitas para que exista o que se denomina equilíbrio na troca qualitativa:
a) uma escala comum de valores
b) a equivalência entre todos os valores acordados, que se traduz na conservação dos acordos e na reciprocidade de pensamento.
Como reconhecer a presença de uma escala comum de valores. Sabe-se que há uma escala comum de valores nas trocas interindividuais quando as iniciativas de um são avaliadas pelo outro e geram obrigações comparáveis aos valores virtuais gerados por aquela avaliação. Essa escala comum pode ser observada quando os indivíduos comunicam seus julgamentos e raciocínios. Nesse caso, o emprego de uma linguagem comum lhes permite reconhecer o sentido das palavras empregadas e, com isso, pode haver o compartilhamento de um conjunto de proposições consideradas fundamentais para a discussão das idéias.
A presença da conservação dos acordos é observada quando os indivíduos levam em consideração o que admitiram ou disseram pois, devido a uma regulação essencial do raciocínio, a não-contradição reflete-se como consequência direta da reversibilidade de pensamento.
Um conjunto de trocas forma um sistema de operações recíprocas quando se observa a conservação de acordos nos dois sentidos das interações entre dois indivíduos, ou seja, quando ambos tomam iniciativas que são avaliadas mutuamente
.

É exatamente o que estou "vivenciando" ao trabalhar com esse grupo. Estamos realizando trocas cooperativas porque através de nossas postagens e comentários, fazemos ajustes em nossas ações e nas dos colegas. As que estão participando sentem-se comprometidos com a execução das tarefas.
Todas as colegas aderiram prontamente, porém no transcorrer da semana houve a participação mais efetiva da Elaine e da Márcia. A colega Vera participou com comentários e hoje com duas postagens . A Aline com um comentário. A colega Lenir participou hoje colocando o endereço de seu blog na barra lateral.

Conseguimos selecionar 10 sites para a pesquisa, o resultado até agora é muito bom. Se cada uma de nós nos dedicarmos a dois deles, nosso trabalho , julgo, estará perfeito.

7 comentários:

Neuza disse...

Oi Bernadete. Estou aqui novamente. Teu blog está muito legal, apresenta ótimos recursos e bons textos reflexivos. Vou tentar colocar o mapa no meu blog e o youtube também nunca usei. Um abraço e bom domingo. Neuza

Roselene disse...

Olá colega!
Seu blog sempre me serve de incentivo em buscar saber mais. Ele tem personalidade. Parabéns.

Neuza disse...

Oi colega. Estou meio perdida com tanta navegação em blogs e flogs. Onde eu encontro o bubbleshare que vc fez ensinando usar os mapas? Não localizei..Um abraço
Neuza

Neuza disse...

Obrigada colega. Achei...vou tentar, assim que eu tiver um tempinho...hehe
Neuza

Lis@ Beutler disse...

Olá Bernardete,
perguntaste sobre as imagens feitas no print screen... depois de capturadas, eu as colo no Power Point, "recorto" as bordas e clico com o botão direito sobre ela, mandando salvar imagem como.
Depois de salva como imagem, é só fazer o download n blog.
Espero que dê certo pra vc. Abraços e parabéns pelos teus textos. Quando puder, passarei por aqui de novo.

Neuza disse...

Oi colega! Estive por aqui, observando teu blog. O assunto de vocês é o que eu mais gosto. Ainda vou explorar. Um abraço
Neuza

Anônimo disse...

bom comeco